Pages Menu
Categories Menu

Roteiro de viagem no nordeste – Planeje em 5 etapas!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

roteiro-de-viagem-no-nordeste

Aprenda como planejar em 5 etapas um roteiro de viagem no nordeste. Assim, você poupará tempo, dinheiro e terá mais experiências.

O planejamento de um roteiro de viagem no nordeste é de suma importância para aproveitar qualquer tipo de atividade ali. Embora você pense que vai tirar a sua liberdade ou diversão por caracterizar como um passeio robótico, sem graça, mas ele irá direcioná-lo a lugares definidos.

Com isso, você poupará tempo procurando pelos pontos turísticos no nordeste já prestes a embarcar ou como, muitas vezes, acontece com os turistas e viajantes, deixando para fazer a pesquisa somente quando estão no destino e às pressas.

O ideal é que você tenha um guia de viagem para o nordeste com antecedência, ou seja, bem antes à data de vôo. Além disso, ao fazer esse planejamento, você reunirá pontos turísticos próximos aproveitando muito mais cada lugar, economizando dinheiro e delimitando o tempo gasto.

Mesmo que esse roteiro turístico esteja pronto a ser usado na região do nordeste, ainda está suscetível a ser alterado de acordo com a mudança do clima, por exemplo. Com isso, pode haver mudanças sim, ainda que sejam poucas, de acordo com a sua necessidade.

5 etapas para planejar um roteiro de viagem no nordeste

Abaixo estão 5 etapas que você deverá seguir para deixar o seu planejamento do roteiro turístico no nordeste bem definido, programado, planejado e que lhe servirá como guia.

É muito importante que siga a um a um nesta ordem para que a sua viagem seja perfeita. Pode haver alterações, mudança e até imprevistos, por isso, tenha flexibilidade. Mesmo que ocorra algo errado, leve na diversão e não deixe que nada o atrapalhe!

  1. Etapa 1 – Pesquisar todos os pontos turísticos da cidade
  2. Etapa 2 – Organizar todos os pontos turísticos que são próximos
  3. Etapa 3 – Buscar por informações de cada local e acertar horário
  4. Etapa 4 – Dividir pelos dias de sua viagem
  5. Etapa 5 – Fazer um check-list do que levar para o roteiro

Agora que você já teve uma visualização do que irá fazer nas 5 etapas descritas, saiba de mais detalhes de cada uma abaixo!

Etapa 1 – Pesquisar todos os pontos turísticos da cidade

Essa etapa pedirá que você faça uma pesquisa na internet de todos os pontos turísticos da cidade do nordeste que pretende conhecer fazendo anotações no papel. Pode ocorrer de você querer visitar mais de uma cidade pelo fato de estar próximo. Se for esse o caso, crie um roteiro para cada localidade a fim de que não se atrapalhe.

Uma boa forma de saber os pontos turísticos e colher informações é por meio do TripAdvisor. Lá há vários locais para conhecer, opiniões dos viajantes, sendo um ponto de partida para reunir todos. Clique em Pontos Turístico no Nordeste e já comece a listar por cidade que vai conhecer.

Escreva todos os que você acha interessante e que gostaria de conhecer. Devido ao tempo de viagem, pode ser que não dê para conhecer todos, mas nesse primeiro momento, a ideia é apenas anotar os principais locais e mais famosos.

Etapa 2 – Organizar todos os pontos turísticos que estão próximos

Nessa etapa, você terá um pouco de trabalho, pois tentará conciliar o ponto turístico próximos um do outro. O objetivo aqui é:

  • Tentar economizar dinheiro, pois você estará indo ao local com apenas uma passagem de ônibus. Se tiver de carro, poupará gasolina.
  • Vai economizar tempo, pois sairá de um local para outro já definido, sem rodeios.
  • Vai aproveitar mais lugares devido a essa organização bem estabelecida.

Etapa 3 – Buscar por informações de cada local e acertar horário

Agora que você já colocou todos os pontos turísticos em seu roteiro, dividiu por locais próximos, chegou à hora de buscar por informações como endereço, horário de visita.

É importante procurar por fontes pelos sites oficiais do local (quando houver) para se certificar de que as informações são verídicas. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelo telefone.

Etapa 4 – Distribuir pelos dias de sua viagem

Para essa etapa 4, você vai distribuir os pontos turísticos pelos dias de sua viagem no local. Por exemplo, digamos que você fique na cidade no nordeste por 1 semana. Então, você vai pegar a organização dos grupos que fez e distribuir para a segunda, terça, quarta e, assim por diante.

Verifique também o horário para cada ponto turístico, pelos menos, uma média de quanto tempo pretende passar em cada um. Lembre-se que esse roteiro é apenas uma projeção e fique aberto para modificá-lo sempre exigir necessidade ou preferência por um local específico.

Etapa 5 – Fazer um check-list do que levar para a viagem

O seu roteiro de viagem no nordeste está prontíssimo! Agora, chegou o momento de verificar outros detalhes para que ele seja inesquecível e não falte nada. Você vai listar tudo que pretende levar para o passeio naquele determinado dia. É fundamental que leve somente o que for usar, o necessário, para não sobrecarregar a bolsa, mochila.

Por exemplo, se o dia definido em seu roteiro pede praias para conhecer, então, leve apenas o que for usar na praia. Se for um passeio para conhecer a cultura na região, se vista e leve somente o que for relacionado a essa atividade.

Alguns itens para você colocar na lista:

  • Câmera para tirar fotos ou apenas o celular.
  • Óculos de sol, chapéu, boné, garrafa de água etc.
  • Leve apenas o dinheiro que for usar.
  • Mochila ou bolsa.
  • Pode levar um lanche para economizar.
  • Toalha de rosto.

Você pode acrescentar itens e depois ticando o que já providenciou.

Porque planejar um roteiro turístico no nordeste?

Você já viajou para o nordeste sem procurar pelos locais que deveria conhecer? Algumas pessoas gostam de se aventurar e não usa um roteiro devido sensação aguçada do desconhecido. Muitos pensam: “Ah, chegando lá no nordeste, eu vejo quais os locais que poderei conhecer”.

No entanto, se você pensar bem, poderia remir o seu tempo de forma planejada para aproveitar mais os dias de passeios para conhecer muito mais locais. Ao elaborar um plano de roteiro de viagem no nordeste, uma das maiores vantagens será o quesito:

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Experiência

Imagine que você vai viajar para alguma cidade do Nordeste, por exemplo, Maceió. Certamente, você vai buscar os pontos turísticos dessa região antes mesmo da data do vôo, não é mesmo?

Algumas semanas antes, você vai à internet, procura quais os melhores locais para conhecer em Maceio, escreve em um papel e leva para a sua viagem.

Ao se encontrar na região do nordeste, em Maceió, decide por um ponto turístico qualquer, no dia e horário aleatório, mas quando chega ao local, para a sua surpresa, este se encontrava fechado por algum motivo.

E agora? Certamente, se tivesse feito um planejamento de roteiro de viagem no nordeste bem detalhado, com informações precisas de cada hora de visita e outros locais que daria para conhecer em seu entorno, não teria perdido tempo, dinheiro e nem a experiência.

Por essa razão, ele é fundamental para que a sua viagem seja inesquecível, sem estresse, com locais para visitar bem definidos, divididos pelos dias em que se encontrará no destino.

Claro que imprevistos poderão ocorrer, algumas alterações deverão ser feitas, mas você estará com um mapa detalhado e um percurso pré-estabelecido. Você só terá que seguir e ajustar conforme a sua necessidade e outros aspectos como clima, mobilidade, dentre outros.

Que tal? Gostou de aprender como montar um roteiro de viagem no nordeste? Esperamos que sim e que possa ser muito útil para deixar mais organizado e emocionante a sua viagem.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos! Curta a nossa fanpage Turismo Voo!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather