Pages Menu
Categories Menu

Clima e quando ir para região nordeste do Brasil

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

clima e quando ir para região nordeste

Descubra como é o clima e quando ir para região nordeste, o destino turístico que possui encanto e magia de sua belas praias!

Se você está planejando a sua viagem com destino turístico para a região nordeste do Brasil, sem dúvida, precisa conhecer um dos aspectos que influencia muito nos passeios: sol, chuva, tempo nublado etc. E aqui dispomos para você o clima e quando ir para região nordeste a fim de que possa desfrutar e aproveitar ao máximo!

Tendo em mente sobre esses aspectos bem importantes você vai poder desfrutar com tranqüilidade cada lugar, cada ponto turístico e, claro, as belas praias que existem nessa região.

Por exemplo, se você for no período chuvoso, que compreende entre os meses de janeiro e julho, não poderá aproveitar toda a sua beleza, paisagens exuberantes, lindas praias, caso viajasse em outro período do ano.

Assim, Turismovoo vai mostrar aqui como é o clima e quando ir para região nordeste a fim de que você aproveite todas as suas maravilhas. Confira mais adiante e se planeje!

Como é o clima do nordeste brasileiro

A região nordeste do Brasil é composta por 9 estados, as quais são: Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Toda a sua extensão territorial equivale a 1.554.291.607 km², tendo a maior parte formada por sertão.

Dessa forma, o clima do nordeste brasileiro é bem dividido de acordo com a sua zona ou conhecida como sub-região. Por isso, em alguns estados os que prevalecem mais é o calor, verão, e em outros, há maior predominância de chuvas.

Basicamente, há quatro tipos de climas que você encontra no nordeste:

1 – Tropical

  • Estações bem definidas: verão quente e chuvoso tendo temperatura elevada, e inverno seco com estiagem e temperatura amena.
  • A variação de temperatura é de 18 e 26 graus.
  • Esse clima predomina em grande parte da Bahia, Maranhão, Ceará e Piauí.

2 – Tropical litorâneo ou úmido

  • Verão quente e úmido
  • Temperatura elevada o ano todo
  • Variação de 25 e 31 graus
  • Chuvas entre abril a julho
  • Compreende os estados desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com exceção de Fortaleza, São Luis e Teresina.

3 – Tropical semiárido

  • Apresenta uma região de baixa umidade
  • Temperatura média entre 27 a 31 graus
  • Em tempos muitos secos, a temperatura pode chegar até 41 graus
  • Chuvas raramente ocorrem
  • Localizam-se na parte central do nordeste, tais como: em parte do Piauí, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia.

4 – Equatorial úmido

  • Predomina esse clima com grande quantidade de chuva na maior parte do ano.
  • Apresenta temperatura elevada entre 25 e 27 graus.
  • Está concentrada na parte estreita do Maranhão na divisa com o Piauí.

Como você observou, o clima predominantemente nessa região nordeste do Brasil é quente, seco e com temperatura bem elevada de calor. Sendo assim, o clima e quando ir para região nordeste pode ser escolhido em qualquer época do ano.

Também vale a pena destacar que você poderá aproveitar todos os pontos turísticos em qualquer estado nordestino, mas dê preferência para o segundo semestre do ano, pois é um dos melhores períodos para viajar.

clima do nordeste brasileiro

Quando ir para o nordeste brasileiro?

Como dito anteriormente a respeito do clima e quando ir para região nordeste, é a partir do segundo semestre do ano que mais vale a pena viajar para qualquer destino nordestino.

Além do clima favorecer para curtir as praias e os passeios pelas ruas da cidade, você pode contar e escolher aquele período de baixa temporada, pois terá mais economia e os pontos turísticos ficam menos movimentados.

Concluindo, então, o melhor mês para viajar ao nordeste brasileiro é em julho! Esse mês, apesar ser de férias e alta temporada, é a melhor época do ano, pois o sol é garantido todo santo dia! E para apreciar ao máximo a paisagem, inclua em sua viagem as lagoas exuberantes dos Lençóis Maranhenses!

Agora, caso você viaje na baixa temporada, que compreende os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, também pode se divertir muito.

Então, aproveite para escolher esse período para tirar suas férias, pois os pacotes de viagens estão bem mais acessíveis chegando a ofertar 40% de desconto mais barato que se fosse a alta temporada.

Além do mais, você não perderá nada em relação ao clima. Ele continuará praiano, de verão e bem mais tranqüilo. Aproveite para programar sua viagem juntamente com sua família, amigos ou caso queira passar a lua de mel!

Dá para aproveitar a viagem nos meses de chuvas no nordeste?

Sim. Em alguns estados será possível aproveitar, pois as chuvas não são tão corriqueiras e constantes. Se você for ao mês de março e maio, por exemplo, é a pior época de chuvas no Ceará, Piauí e Maranhão. Então, se possível, você deve evitar, mas os outros locais e meses, pode ir sem receio!

O que fazer para aproveitar nesse período em que há chuva?

É importante você saber que as chuvas no nordeste, geralmente, não ocorrem o dia todo. O que pode acontecer é a existência de poucas chuvas em alguns dias e várias vezes, mas sempre o sol dá a sua graça para que tudo seja aproveitado.

Para isso, vamos dar algumas dicas para que a sua viagem nesse período possa ser bem divertida independentemente se o clima se apresentar mais ameno, nublado e com chuvas. Veja abaixo:

  • Fique na praia que escolher o tempo todo, mesmo que caia algumas gotas de água, mas lembre-se que logo irá passar.
  • Evite as praias mais distantes e também o deslocamento para um lugar e depois para outro. Faça um pequeno roteiro!
  • Tente relaxar, descansar como ler um bom livro na praia, use o esconde-esconde para se proteger e encare como uma viagem sem estresse.
  • Antes de sair do hotel, observe sempre a previsão do tempo.

Então, que tal? Gostou de saber a respeito do clima e quando ir para região nordeste? Esperamos que sim!

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que responderemos em breve! Compartilhe esse post com seus amigos, familiares e que você tenha uma boa viagem!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather