Pages Menu
Categories Menu

8 parques para visitar no Nordeste – Descubra aqui!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Descubras estes 8 parques para visitar no nordeste e planeje o seu roteiro turístico!

Esta região do Brasil apresenta parques nacionais em quase todos os seus estados, com exceção da Paraíba, que apresentam belezas naturais fantásticas e de grande diversidade.

Assim, queremos que você conheça estes 8 parques para visitar no nordeste os quais trarão um passeio agradável e belo vislumbrando as lindas paisagens! Confira abaixo!

Conheça os X parques para se visitar no nordeste

Bahia

1 – Parque Nacional da Chapada Diamantina

Localizado no município de Palmeiras, o parque nacional na Chapada Diamantina, a 425 km de Salvador, com área de 152 mil hectares, abrange outros 5 municípios da região.

Possui vegetação de Cerrado, Mata Atlântica, Campos rupestres e caatinga e uma fauna exuberante, com rios, cachoeiras, cânions e cavernas com diversas características próprias.

Suas serras possuem em média 1.450 metros de altitude e os principais rios da Bahia possuem suas nascentes neste local, havendo diversas trilhas que são bastante exploradas por turistas de todo o mundo.

Piauí

2 – Parque Nacional Serra da Capivara

Possui 129 mil hectares de área e esta localizado nos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti.

Abriga a mais importante área arqueológica do Brasil com um patrimônio arqueológico espetacular, que se mantem preservado pelo seu equilíbrio com o ecossistema local.

Esse parque nacional Serra da Capivara é considerado um museu a céu aberto e possui extraordinárias formações rochosas, onde estão localizados os respectivos sítios arqueológicos e paleontológicos.

Maranhão

3 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com 155 mil hectares esta localizado no nordeste do Estado, abrangendo 5 municípios.

Com uma beleza de tirar o fôlego tem características de dunas de até 40 metros com lagoas de água doce em seu interior.

Exemplo de ecossistema costeiro único, com vegetação de caatinga.

Rio Grande do Norte

4 – Parque Estadual das Dunas

Possui 1 mil hectares e esta localizado na cidade de Natal , sendo uma reserva de Mata Atlântica.

Considerado reserva da biosfera da Mata Atlântica e declarado Patrimônio Ambiental da Humanidade, tem grande importância na regulação do clima local sendo elemento importante para a manutenção do aquífero subterrâneo, fixação das dunas e purificação do ar para a cidade.

Ceará

5 – Parque Nacional de Ubajara

Com 6 mil hectares esta localizado na serra da Ibiapaba.

Possui vegetação de caatinga, porém possui mais 3 tipos de vegetação: floresta Atlântica, Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado.

Com beleza excepcional tem uma atração adicional que é a Gruta de Ubajara, localizada numa depressão de 535 metros possui 2 formas de acesso: por trilha ou teleférico.

Pernambuco

6 – Parque Nacional da Serra do Catimbau

Com 62 mil hectares com áreas de caatinga e também de vegetação de cerrado, campos rupestres, de mata atlântica e restinga.

É formado por montanhas de topo suave, com encostas abruptas e vales abertos, possuindo cerca de duas mil cavernas e numerosos sítios de pinturas e gravuras rupestres realizadas em épocas pré-históricas.

Sergipe

7 – Parque Nacional de Itabaiana

Com 8 mil hectares de mata atlântica e caatinga possui espécies nativas e uma variedade imensa de recursos naturais, como a nascente dos rios Cotinguiba e o Poxim, que abastecem de água a capital do estado.

Possui um lago denominado poço das moças que deságua pelas rochas formando outros lagos, formando uma paisagem de grande beleza.

Alagoas

8 – Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Localizado na serra da barriga foi idealizado para homenagear o mais importante quilombo da história do Brasil.

Possui a reprodução, em tamanho natural, do quilombo e recurso de áudio e vídeo contando a história deste importante marco de resistência e convivência da cultura negra.

Sendo considerado o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País, o que torna como um dos melhores parques para visitar no nordeste trazendo esse conhecimento tão rico.

Possui ainda uma paisagem magnífica da Serra da Barriga.

Considerações finais

O Brasil possui uma infinidade de riquezas naturais e seus parques fazem parte deste conjunto.

Procuramos selecionar estes 8 parques para visitar no nordeste, por serem representativos em suas regiões, mas isso não limita a pesquisa a diversos outros destinos disponíveis no País.

Se gostou, deixe um comentário abaixo!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather