Pages Menu
Categories Menu

7 comidas típicas no Nordeste para experimentar

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Que tal conhecer estas 7 comidas típicas no nordeste para experimentar? Confira a nossa melhor seleção aqui no blog Turismovoo!

A região nordestina é um dos destinos preferidos de muitos brasileiros e de muitos gringos que decidem ter novas experiências relaxantes e confortáveis em suas férias, o que torna atrativo as comidas típicas no nordeste para saborear.

Também pudera, com tantos atrativos que o Nordeste tem para nos oferecer, fica praticamente impossível de não querer separar alguns dias para poder visitá-lo e até elaborar uma meta para conhecê-lo inteirinho!

E qual é uma das características mais marcantes nessa região nordestina, além de suas maravilhosas praias? Sua riquíssima culinária!

Afinal não dá para visitar um lugar tão rico se não puder enriquecer o seu paladar também, não é mesmo? Aqui listamos algumas comidas típicas no nordeste que você precisa experimentar quando estiver por lá.

Conheça as 7 comidas para tipicas para experimentar no nordeste

1 – Tapioca

Não poderíamos deixar de iniciar nessa lista de comidas típicas no nordeste sem falar da maravilhosa tapioca que conquista todos que resolvem se alimentar dela.

Ela é uma massa feita com goma que provém de féculas de mandioca, originalmente criada pelos índios tupis-guaranis.

Essa técnica foi depois dominada pelos colonizadores que deram origem a tapioca que conhecemos hoje em dia. Além de ser uma opção de comida nutritiva e saudável, ela tem uma variedade enorme de recheios e sabores a gosto do freguês.

2 – Baião de Dois

Essa deliciosa comida típica nordestina, tem um grande histórico de resistência dos sertanejos à seca.

Quando os nordestinos enfrentavam sérios problemas que se agravavam mais e mais pelas secas na região, a escassez de comida era um problema recorrente.

Para resolver isso, era necessário que houvesse um estoque de alimentos e um consumo destes sem que houvesse muito desperdício, então pensando nisso, no Ceará, surgiu o baião de dois, uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.

Sendo assim, ele se tornou fundamental apreciar entrando na culinária como uma das mais recomendadas comidas típicas no nordeste, o qual você tem a oportunidade de experimentar ao chegar lá!

3 – Acarajé

Receita de origens africanas que teria como surgimento a lenda de Xangô e sua esposa Iansã, o acarajé não pode faltar entre as comidas típicas no nordeste pelo seu grande sucesso e gosto ao paladar.

Ele deixou de ser apenas uma prato com referências religiosas para se tornar praticamente o prato que marcaria o estado baiano inteiro. O acarajé é um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e é recheado com camarão seco temperado.

Também é possível acrescentar caruru, vatapá e pasta de pimenta refogada no azeite de dendê. Experimente e comprove seu sabor apimentado!

4 – Vatapá

Já que falamos de vatapá no item anterior, nada mais justo de falar sobre ele agora, não é mesmo? Basicamente, ele é um creme e tem diversas receitas.

Costuma ser feito com camarão, pão, farinha de rosca – pode ser feito com fubá também –, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê.

Com todas essas variedades presentes no vatapá não é à toa que ele se torna uma das melhores comidas típicas no nordeste para você experimentar e matar sua fome!

5 – Caruru

E como falamos de caruru no item do acarajé, também seria justo abrir um item só para falar dele entre as comidas típicas no nordeste.

O caruru originalmente trazido, provavelmente, pelos escravos africanos é um refogado de ervas que servia como um acompanhamento para outro prato.

Geralmente, de carnes e peixes, mas atualmente o caruru é um cozido de quiabos com pedaços de carne, frango ou peixe, camarões secos, azeite de dendê e outros temperos misturados à farinha de mandioca com um caldo, servindo de acompanhamento principalmente para o acarajé.

6 – Moqueca

Também conhecida como poqueca, é um cozido típico da culinária brasileira nordestina, oriundo da Bahia e do Pará, podendo ser preparado com peixe, galinha, marisco, ovos, etc.

É possível criar uma infinidade de receitas de moqueca, basta adicionar o que você mais gosta, então não será muito difícil encontrar alguma que te agrade passeando pela imensidão desse nordeste brasileiro.

7 – Paçoca de carne seca

De origem indígena, feita a base de farinha de mandioca e carne seca moída é um prato bem típico e muito degustado durante as festividades juninas no nordeste inteiro.

A paçoca de carne seca pode ser consumida juntamente com banana ou como um acompanhamento para o baião de dois.

Você conheceu essas 7 comidas típicas no nordeste e esperamos que tenha gostado de saber. E não apenas isso, mas que possa experimentar cada uma delas. Aprecie os seus sabores e bom apetite!

Se desejar, deixe um comentário com o que já saboreou ou tem vontade. Compartilhe aqui a sua opinião!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather