Pages Menu
Categories Menu

5 passeios culturais para fazer no Nordeste

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Conheça estes 5 passeios culturais para fazer no nordeste e aproveite mais de sua viagem!

Elas já estão quase lá, consegue vê-las? Sim, a temporada de férias se aproxima,  e está na hora de retirar os sapatos, relaxar e aproveitar esses preciosos momentos de descanso. Que tal sair com toda a família para aproveitar os passeios culturais para fazer no nordeste?

Se a sua região não está tendo muito que oferecer nesse aspecto, já pensou em dar uma olhada mais para cima no mapa? Isso mesmo, estamos falando do Nordeste brasileiro, uma região, altamente cultural e turística do nosso país.

Elencamos para você alguns passeios culturais que você provavelmente irá adorar caso decida passar um tempo em terras nordestinas!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 – Roliúde Nordestina

Não, isso não é um erro de ortografia nem estamos brincando com você. Caso decida visitar a Paraíba, porque não visitar o município de Cabaceiras?

Localizada há 180 quilômetros de distância da capital João Pessoa, ao entrar na cidade você se depara com um letreiro escrito: “Você está entrando na ‘Roliúde Nordestina’”.

Mas por que o município tem esse nome? Pelo fato de que em Cabaceiras já foi gravado uma série de filmes, documentários e minisséries, como o aclamado “O Auto da Compadecida”, por exemplo.

O município não é muito grande, tem cerca de 5 mil habitantes, porém é bem interessante dar uma volta por lá, pois praticamente tudo serviu de cenários para as produções que foram rodadas nesse exuberante lugar.

Caso queira saber mais sobre os filmes que foram feitos ali, o Memorial Cinematográfico é uma parada obrigatória.

2 – Lajedo de Pai Mateus

Já que estamos em Cabaceiras, porque não aproveitar e visitar também o Lajedo de Pai Mateus?

É um platô de 1,5 quilômetros quadrados, e sobre ele estão grandes pedras arredondadas de granito. O que tem de tão especial nessas rochas?

Em algumas dessas rochas é possível encontrar algumas pinturas rupestres feitas por índios cariri que habitaram essa região há cerca de 10, 12 mil anos.

Caso queira visitar, é necessário pagar um taxa ao Hotel Pai Mateus, mas vale a pena pelos conteúdos bônus que são oferecidos. É um dos melhores passeios culturais para fazer no nordeste que se tornou referência em beleza e história de sua cultura.

3 – Saca de Lã

Localizada há poucos quilômetros do Lajedo de Pai Mateus é possível conferir outra formação rochosa deveras curiosa, a Saca de Lã.

Ela tem aproximadamente Assim como o Lajedo de Pai Mateus é composta por diversas rochas de granito, o grande diferencial é que estão empilhadas, alcançando uma altura de aproximadamente 30 metros, quem ousa subir até a última pedra ganha como recompensa uma vista deslumbrante da paisagem.

4 – Cânion do Xingó

Saindo um pouco da Paraíba, e indo dessa vez para o Sergipe, temos uma boa sugestão para você que não quer se limitar apenas ao litoral sergipano quando resolver visitar o estado.

Localizado em Canindé de São Francisco, o Cânion do Xingó é considerado uma das mais belas paisagens do estado. É um vale profundo com paredões de granito que circundam águas esverdeadas do Rio São Francisco, represadas por conta da construção da barragem da Usina Hidrelétrica do Xingó.

Com 65 quilômetros de extensão e uma altura que beira os 50 metros, o Cânion do Xingó é considerado um dos 5 maiores cânions navegáveis do mundo. O passeio dura cerca de três horas, indo até a Gruta do Talhado, com direito a uma hora de parada para mergulho.

5 – Parque Nacional da Serra da Capivara

Localizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos passeios culturais pouco conhecido e visitado pelos brasileiros, o que é uma pena, pois é considerado um dos grandes museus a céu aberto do mundo.

Fica praticamente em pleno sertão nordestino o Parque Nacional da Serra da Capivara contém por volta de mais de 30 mil pinturas rupestres que datam entre 6 a 12 mil anos, ilustrando cenas do dia a dia do homem primitivo, como cerimoniais e a caça de animais em meio a enormes paredões de granitos e outras formações rochosas.

Qual desses 5 passeios culturais para fazer no nordeste você mais gostou e ficou curioso em conhecer? Deixe nos comentários a sua resposta!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather